quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ombudsman

Achei esta passagem que fala sobre uma experiência de Ombudsman numa revista brasileira.

Texto retirado do artigo: "Ouvidoria de imprensa no Brasil" - [Art&Fato: Jornalismo Digital-UCB]


A revista Imprensa, uma publicação mensal especializada em jornalismo, criou a figura do leitor/ombudsman. O primeiro a ocupar o cargo foi Juvêncio Mazzarollo, em outubro de 2000. Em sua primeira coluna ele descreveu o motivo por que foi convidado.

Mazzarollo havia enviado um e-mail para a revista reclamando de erros gramaticais na publicação. O então editor Tão Gomes Pinto respondeu agressivamente às críticas: "Eu aqui preocupado com os destinos da humanidade e da civilização ocidental, fazendo o diabo para manter a revista em pé, e vem esse cara falar de vírgula e crase!?". Mas, depois, o editor voltou atrás, aceitou as críticas, e chamou esse leitor para ser ombudsman da revista.

O sucessor de Mazzarollo no cargo foi o próprio Tão Gomes, que criou o Caderno do Ombudsman, com oito páginas, em que fazia uma ampla análise da mídia. No entanto, na edição de junho de 2002, a revista informava que o então ombudsman estava abandonando o cargo para trabalhar em uma campanha eleitoral, e a função foi extinta.

Postado por: Victor Diniz

Nenhum comentário: